BE THE ENERGY YOU WANT TO ATRACT

Já alguma vez ouviu falar do rácio de Losada? E da importância do rácio de 3 para 1? Se não, está prestes a mudar a forma como valoriza as emoções positivas. Segundo Barbara Frederick, precisamos de 3 emoções positivas para se sobreporem a 1 emoção negativa. Interessante será comunicar ao leitor que esta informação foi corroborada na última edição da Expo RH. Como? Questionámos profissionais de Recursos Humanos acerca da competência mais importante para formar uma high performance team, e a resposta foi clara. De entre 18, a competência mais referida foi energia positiva. Podem haver variadas interpretações para este fenómeno, mas é certo que a maioria dos profissionais passa a maior parte do seu dia no trabalho, por isso é de esperar que queiram estar rodeados de algo positivo. Mas há mais.

O PODER DA ENERGIA

Tudo é energia. A energia é suficientemente poderosa para facilitar sucessos ou promover fracassos. O segredo está em como e para onde a direcionamos. Mas não termina por aqui. Nos dias que correm espera-se que trabalhemos como computadores – a alta velocidade, continuamente e por longos períodos de tempo. Assim, torna-se crucial trabalhar para um ambiente corporativo imerso em positivismo. E agora a melhor parte. Há forma de pôr tudo isto em prática. Na realidade há várias formas.

1. Comunique efetivamente – A keyword é “efetivamente”. Manter todos os colaboradores atualizados com updates frequentes ajuda a que todos se sintam parte da empresa e aumenta o seu engagement. Dar feedback construtivo é outra forma de fomentar a energia positiva, até porque todos gostamos de saber como nos estamos a sair.

2. Importe-se com os outros. Veja os seus colegas como buddies, mantenha-se interessado, sinta-se responsável por eles, inspire-os, seja gentil, mostre respeito, gratidão e confiança. Tudo isto tornar-se-á recíproco.

3. Veja o copo meio cheio. Somos muito mais ágeis a identificar o que está mal nas nossas vidas do que aquilo que está bem. Invista tempo em dizer aos outros onde são excelentes, em vez de insistir naquilo que deve ser melhorado. Servirá como um shot de energia positiva para ambas as partes. Procure também oportunidades para saborear pequenas vitórias, dê crédito a si próprio quando sente merecê-lo e perdoe-se quando fica aquém das expectativas.

4. Mova o sono para o topo da sua lista de prioridades. A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono diárias. Há duas estratégias simples que podem ajudá-lo a alcançá-las. A primeira é definir uma hora específica para adormecer e 30 a 45 minutos antes evitar atividades estimulantes como responder a e-mails. Ao invés, opte por tomar um banho relaxante ou ler um livro. A segunda estratégia passa por despender alguns minutos revendo o que ocupa a sua cabeça. Deverá escrever tudo o que o preocupa, porque estará a “arrumar” essas preocupações, não deixando que o perturbem antes de adormecer.

5. Torne as to do lists nas suas melhores amigas. Escreva uma to do list para tudo – literalmente tudo – o que precisa de fazer. Quanto mais e com mais frequência atualizar a sua lista, menos energia consome refletindo acerca das tarefas a fazer.

6. Celebre big wins, mas não ignore os small wins. Este tipo de práticas vai aumentar a moral das pessoas em causa e mostrar aos outros que os ganhos são notados e apreciados.

7. Faça uso dos workshops. Promova eventos onde todos os colaboradores são convidados a pensar, com profundidade e estrategicamente, acerca de liderança positiva e boas práticas.

“If you do what you’ve always done, you’ll get what you’ve always gotten”

Esta frase foi escrita pelo famoso escritor e coach norte-americano, Tony Robbins. Se sente que falta energia positiva no seu local de trabalho, aproveite esta frase e torne-a no mote para fazer algo diferente. Se continua a fazer o que sempre fez, não pode esperar resultados diferentes. Todos gostamos de estar rodeados de pessoas que transmitam boa energia. Seja esse tipo de pessoa e torne-se um agente de mudança para um mundo corporativo mais positivo.